CELEBRAÇÃO E CONSAGRAÇÃO DA CIDADE A NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT

Submitted by gerente on qui, 26/08/2021 - 16:19

Uma devoção mariana de muitos séculos

A pouca distância de Barcelona, na Espanha, ergue-se a montanha de Monte Serrat, que deve o nome à forma aguda de seus picos. A tradição conta que o próprio São Pedro trouxe para Barcelona a Imagem de Nossa Senhora.
A imagem, escondida numa caverna do Monte Serrat durante a invasão dos mouros, foi encontrada dois séculos mais tarde (por volta do ano 900), por jovens pastores da região e, em solene procissão, levada para o lugar onde, desde então, se ergue o célebre Santuário.

A devoção teve início a partir do século VI, com uma série de milagres que começou a acontecer e atrair fiéis de toda a Europa, que divulgaram o nome de Nossa Senhora do Monte Serrat por todo o mundo cristão. Vários foram os santos devotos de Nossa Senhora, entre eles, São Vicente Ferrer, Santo Inácio de Loyola e São Luiz Gonzaga.

Na América Latina, a devoção a Nossa Senhora do Monte Serrat foi inicia- da pelos monges beneditinos que, no primeiro século da descoberta do Brasil, fundaram a Abadia da Virgem do Monte Serrat no Rio de Janeiro.

Em Santos, a construção de uma capela em homenagem a Nossa Se-
nhora, no morro de São Jerônimo, entre 1599 e 1610, deve-se a D. Fran- cisco de Souza, o governador geral do estado do Brasil e grande devoto da Santíssima Virgem. Segundo suas ordens, a capela foi entregue aos monges beneditinos, assim que estes aqui se estabeleceram. Logo depois, durante uma invasão holandesa na capitania de São Vicente, em 1614, foi um grande milagre da “Virgem Poderosa” do Monte Serrat que atraiu a atenção e a devoção popular da cidade, pois quando uma turba de soldados inimigos ia subindo o morro em direção à capela, onde se abriga grande parte da população, um desmoronamento soterrou os atacantes e induziu os invasores a deixarem a cidade.

Desde então, Nossa Senhora do Monte Serrat foi aclamada como sal- vadora da cidade. Em 1954, por deliberação da Câmara Municipal, foi declarada oficialmente “Padroeira da Cidade”, confirmada pelo Papa Pio XII, a 08 de setembro de 1955, coroada como tal. Todos os anos a cidade
celebra a festa de sua padroeira, no dia 08 de setembro.

 

Missa em Louvor a Nossa Senhora do Monte Serrat

Animador: Caríssimos irmãos e irmãs, com grande alegria, celebramos hoje a festa de nossa Padroeira, Nossa Senhora do Monte Serrat. Lembramos do primeiro grande milagre a ela atribuído, defendendo os moradores da Vila de Santos contra a invasão dos Holandeses. Os mo- radores se refugiaram no topo do monte e clamaram fervorosamente a intercessão da Virgem Santa. Ocorreu assim um desmoronamento de parte do monte, soterrando os invasores. A este primeiro sinal, se segui- ram tantos outros e, desde então, Maria Santíssima é invocada e venerada como Padroeira da Cidade de Santos. Ela foi declarada Padroeira da nossa Cidade, oficialmente, em 1954.

A Virgem Santa, sensível aos desígnios de Deus, abraçou fielmente a missão desde a concepção até a morte na cruz. Esse exemplo profundo nos faz refletir sobre esse modelo de mãe amorosa, pelo qual compre- endemos e procuramos assemelhar em nossa Missão Evangelizadora, sobretudo nas periferias existenciais, suscitando o olhar amoroso do Pai que acolhe sem distinção toda criatura humana. E que ao cumprir o ensi- namento de seu Filho Jesus, possamos olhar para a nossa realidade, com o mesmo discernimento acerca dos sinais dos tempos, afáveis ao Espírito, respondendo com coragem, alegria e renovado entusiasmo aos apelos do Senhor que nos convoca para o discipulado, superando as comodidades e protagonizando uma Igreja em Saída.

Peçamos a Deus, por intercessão de Nossa Senhora do Monte, as bênçãos e proteções para todos os moradores desta nossa cidade. Iniciemos a nossa Celebração com muito carinho e devoção.

 

RITOS INICIAIS

Cântico: Hino a Nossa Senhora do Monte Serrat Nossa Senhora do Monte, que estais no monte a rezar. Pedi por nós vossos filhos, que não vos cessam de amar. Aos vossos pés suplicando, erguemos a humilde voz. Nossa Senhora do Monte, rogai a Jesus por nós.

2. A vossa ermida tão clara, qual uma hóstia de luz. Recorda a vossa presença, Celeste Mãe de Jesus.

3. Nas horas mansas e boas, nas horas tristes e más. Mandai-nos vosso sorriso e as vossas bênçãos de paz.

4. Sois nossa Mãe e Rainha, sentimos, rezando a vós. O céu mais perto da terra, pois sempre estais junto a nós.

5. Nossa Senhora do Monte, que estais no monte a rezar, descei até vossos filhos, vinde conosco ficar.

6. Ficai conosco, Senhora, rezai, conosco, também. Agora e à hora da morte, nas horas todas. Amém.

 

Acolhida do Presidente da Celebração

ATO PENITENCIAL

Cântico: Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos: Piedade, piedade, piedade de nós! (bis)

2. Ó Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados:

3. Senhor, que intercedeis por nós junto a Deus Pai que nos perdoa:

GLÓRIA

Cântico: Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: Nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos. Nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.

ORAÇÃO DO DIA

Oremos: Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça: e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, a festa do seu nascimento aumente em nós a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Animador: A Palavra do Senhor brilha mais que o sol! Brilhou definitivamente em Nazaré e espalhou-se por todo o universo. Mas tamanha força de grandeza e de luz, não hesitou morar no seio da humilde Virgem Maria, a mulher da Palavra, que com sua presença mostra que a Igreja está em gestação a partir da primei- ra comunidade, onde todos têm os mesmos sentimentos e buscam o sentido de sua missão, e expressam todo o seu agradecimento de louvor, em resposta a Deus, pela Encarnação do Filho. Ouçamos atentos aquilo que as leituras têm a nos dizer neste especial momento das nossas vidas.

PRIMEIRA LEITURA

(At 1,12-14 – L. Santoral Pág. 846)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Depois que Jesus subiu ao céu, os Apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilôme- tro. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, Onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles perseveravam na oração em comum, Junto com algumas mulheres, Entre as quais Maria, mãe de Jesus, E com os irmãos de Jesus. Palavra do Senhor. Graças a Deus!

SALMO RESPONSORIAL

(Lc 1,46-55 – L. Santoral Pág. 848-849)

O Senhor fez em mim maravilhas,
e Santo é seu nome!

1. A minh’alma engradece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.

2. Pois Ele viu a pequenez de sua serva, desde agora gerações hão de chamar- -me de Bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!

3. Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

4. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

5. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido
aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

SEGUNDA LEITURA

(Ef 1,3-6.11-12 – L. Santoral Pág. 848)
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de sua união com Cristo, no céu. Em Cristo, ele nos escolheu, Antes da fundação do mun- do, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob seu olhar, no amor. Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. Nele também nós recebemos a nossa parte. Segun- do o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados a ser, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia!

1. Alguém do povo exclama: como é grande ó Senhor, quem te gerou e alimentou! Jesus responde: ó mulher pra mim é feliz quem soube ouvir a voz de Deus e tudo guardou.

2. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor chega ao céu; mas só quem obedece ao Pai. Jesus, se a Igreja louva tua mãe, louva é a ti, e espera que a conduzas pela estrada onde vai.

EVANGELHO

(Lc 1, 39-47 – L. Santoral Pág. 849)

O Senhor esteja convosco!

- Ele está no meio de nós!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressada- mente a uma cidade da Judeia.

Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aque- la que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador!” - Palavra da salvação! - Glória a vós, Senhor!

HOMILIA

CREIO em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém!

ORAÇÃO DA COMUNIDADE

Presidente: Senhor, nosso Deus, na alegria da festa de hoje, celebramos vosso amor que escolheu Maria para mãe de vosso Filho Jesus Cristo, e que por vosso querer foi coroada Padroeira desta cidade com o título de Nossa Senhora do Monte Serrat. Atendei, por sua intercessão, as preces que agora vos dirigimos. A cada prece cantemos: Nossa Senhora do Monte, rogai a Jesus por nós!

1 – Pelo Papa Francisco, por nosso Bispo Diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, nossos padres, Diáconos, religiosos e religiosas para que a exemplo de Maria Santíssima sejam servidores da Palavra anunciando o Evangelho da vida, indo ao encontro dos mais necessitados, cantemos.

2 – Para que as famílias, celeiro e santuário da vida e patrimônio da humanidade busquem em Maria Santíssima o verdadeiro exemplo para exercer com responsabilidade e amor esta vocação que lhes foi confiada, cantemos.

3 – Pelos administradores públicos cientes das responsabilidades em promover o bem comum, que se esmerem em garantir os direitos humanos fundamentais à população, não somente em momentos de eleições, mas em cada dia à frente e a serviço do povo, cantemos.

4 – Para que a vivência desta Festa de Nossa Senhora, neste tempo difícil e de superações, nos leve a imitar ainda mais os exemplos de Nossa Senhora no cotidiano das nossas vidas, cantemos.

5 – Por nossa Igreja Diocesana, para que possa ser sempre sal da terra e luz do mundo em todos os lugares onde ela se encontra através dos seus membros, cantemos.

Presidente: Senhor, venha em nosso auxílio a intercessão de vossa e nossa Mãe, a Virgem Maria, para que, vivendo a nossa fé de discípulos missionários, constru- amos a vossa única família, que é a humanidade reconciliada em vossa paz. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: Alimentados pela Palavra de Deus, sejamos promotores da vida e solidários com os irmãos mais necessitados. Maria escutou, acolheu o Verbo e entoou o canto do Magnificat pelas maravilhas de Deus, e pôs-se
a servi-lo nos irmãos. Que ela nos ajude a agradecer a Deus pelas maravilhas da salvação que se renovam no sacramento do Pão e do Vinho, em que está presente seu Filho, em corpo, sangue, alma e divindade.

Acompanhemos com o canto este momento ofertorial oferecendo a nossa vida, os nossos dons e a nossa oferta generosa em favor da obra de evangelização.

Cântico

1. Sobe a Jerusalém, Virgem oferente sem igual, vai apresenta ao Pai teu Menino: Luz que chegou no Natal. E, junto à sua cruz, quando Deus morrer fica de pé. Sim, Ele te salvou, mas O ofereceste por nós com toda fé.

2. Nós vamos renovar este Sacrifício de Jesus: Morte e Ressurreição;
vida que brotou de sua oferta na Cruz. Mãe, vem nos ensinar a fazer da vida uma oblação: Culto agradável a Deus é fazer a oferta do próprio coração.

SOBRE AS OFERENDAS

Presidente: Socorra-nos, ó Pai, a humanidade do vosso Filho que, ao nascer da Virgem Mãe, não diminuiu, mas consagrou a sua integridade. E fazei que ele, apagando os nossos pecados, vos torne agradáveis nossas oferendas.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

(Missal Pág. 482)
Prefácio da Virgem Maria II
(Missal Pág. 446)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Corações ao alto.
O nosso coração está em Deus.
Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
É nosso dever e nossa salvação.

CP. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, proclamando as vossas maravilhas na perfeição de todos os santos. Celebrando a memória da Virgem Maria, proclamamos ainda mais a vossa bondade, inspirando-nos no mesmo hino que ela cantou em vosso louvor. Na verdade, fizestes grandes coisas por toda a terra e estendestes a vossa misericórdia a todas as gerações, quando, olhando a humildade de vossa serva, nos destes, por ela, o Salvador da humanidade, vosso filho, Jesus Cristo, Senhor nosso. Por Ele, a multidão dos anjos e dos santos se alegra eternamente na vossa presença, cantando conosco a uma só voz:

Santo, Santo, Santo! Senhor Deus do Universo. O Céu e a Terra proclamam a vossa Glória! Hosana, Hosana, Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana, Hosana, Hosana nas alturas!

CP. Na verdade, ó Pai, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o
que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso
Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício, perfeito.
– Santificai, e reuni o vosso povo!

CC. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o + Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério. – Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

CP. Eis o mistério da fé!

– Anunciamos Senhor a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

CC. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto 10 esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade. – Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos
reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito. – Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

1C. Que Ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos Apóstolos e Mártires, e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença. – Fazei de nós uma perfeita oferenda!

2C. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo, o Papa Francisco, o nosso bispo Tarcísio, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes. – Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Atendei as preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. – Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!

3C. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. – A todos saciai com vossa glória!
Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

CC. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre. – Amém!
Pai-Nosso

CP. Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.
– Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

CP. Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja: dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. – Amém!

CP. A paz do Senhor esteja convosco! – O amor de Cristo nos uniu!
CANTO: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! (2x) Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!

CP. Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! – Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

COMUNHÃO

Animador: Para a comunhão, pedimos que todos permaneçam em seus luga- res, pois os sacerdotes e ministros irão se posicionar no meio do povo, conforme os sinalizadores. Preparemo-nos com o Canto.

Cântico de Comunhão I

1. Na festa da vida sem par, Caná põe a mesa, pois não! Na mesa não pode faltar, nem vinho, nem risos, nem pão! Maria, que é Mãe, ali vai. Os noivos tem Mãe em Caná. Jesus quer saber a hora do pai. Maria lhe diz: É já! Maria, Maria, vem pôr Mãe querida. Jesus, pão da vida, na mesa do altar. Maria, Maria, sem ti não há festa! oh! Vem ficar nesta, pra nada faltar!

2. O vinho já está bem no fim, sem, ele alegria não há. Não pode ficar triste assim, a festa do amor em Caná. De mansa Maria correu. E diz a Jesus o que quer. E o vinho sobrou, a festa cresceu! Deus fez, só por ti Mulher!

3. Escutem o que Ele disser, e façam o que Ele mandar. Assim esta santa mulher, ensina a palavra escutar. Nas talhas a água se fez um vinho que espanta os hebreus: assim sempre tem união, festa e paz. O povo que escuta Deus.

4. Maria em Caná revelou Jesus a que veio e quem é, e a fé, esta mãe revelou. Em Pedro, Tiago e André. Teus filhos em torno do altar. Ó Mãe, te rezamos assim: ajuda-me a crer! ensina-me amar! E a festa será sem fim!

5. Deus vem para a festa do amor. Põe vinho, na mesa e nos diz: Deus
quer ver vocês, sim Senhores, no céu e na terra felizes! Aqui Deus reparte seu pão. E a gente aprendendo então vai: partilha o que tem e canta o refrão. Só quem quer o irmão tem pai!