2° Dia – 31/08

Submitted by gerente on sex, 07/08/2020 - 04:41

Animador: Queridos irmãos e irmãs, sintam-se todos acolhidos. Chegamos ao oitavo dia da novena daquela, cuja figura é fascinante para todos nós, Maria. E hoje ela quer nos ensinar como ser missionários de Jesus Cristo. Mas para ser missionários, é preciso antes ser discípulos, isto é: assumir a vida cristã, caminhar nas pegadas do Filho Jesus.

Invocações a Maria

Leitor: Caminhar com Maria! Durante a vida, Maria se apresenta sempre como a mulher que está a caminho: Todos: Aceita a proposta de Deus para ser a mãe do Filho do Altíssimo, sem consultar seu noivo, José.

Leitor: Atravessa as montanhas de Judá, para encontrar-se com Isabel
e proclama o Magnificat, o programa de Deus para os tempos messiânicos. Todos: Vai a Belém, com José, onde nasce seu Filho.

Leitor: Enfrenta a dura viagem ao Egito, para fugir ao massacre dos inocentes. Todos: Participa das peregrinações a Jerusalém.

Leitor: Faz Jesus antecipar a sua hora nas bodas de Caná. Todos: Segue Jesus nas suas caminhadas, colocando-se até mesmo em contradição com ele.

Leitor: Permanece até o fim aos pés da cruz e se associa à hora libertadora do seu Filho. Recebe em João toda a humanidade e se torna depois Mãe da Igreja. Todos: No Cenáculo está como discípula, no meio da comunidade nascente, para esperar a efusão do Espírito Santo.
Oração do Dia

Dirigente: Senhor, nosso Deus, concedei-nos sempre saúde do corpo e da alma e fazei que, pela intercessão da sempre Virgem Maria, libertos das presentes tristezas, gozemos as alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo

Incensação da Imagem de Nossa Senhora

Animador: Reconhecemos Nossa Senhora como a Mãe de Deus e nossa tam- bém. Nós pedimos a Ela que rogue a Jesus por nós. Que suba até aos céus os nossos pedidos e intenções. Enquanto isto, rezemos juntos a Nossa Senhora, pedindo por sua intercessão uma graça especial.

Oração a Nossa Senhora do Monte Serrat

Querida mãe, Nossa Senhora do Monte Serrat.

Neste ano centenário da Diocese de Santos, aprendemos com a Senhora a reco- nhecer a obra de Deus em nossa vida, e manifestar a gratidão que trazemos em nosso coração. Convosco dizemos: “A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois ele olhou para a pequenez de sua serva”. Convosco reconhecemos que “o poderoso fez maravilhas e seu amor continua de geração em geração”. Porque vos amamos, Mãe querida, vamos continuar fazendo tudo o que Jesus manda, e, todos os dias, “lançar a rede” no- vamente, pois a missão continua. Obrigado, Mãe, porque nos acompanhais com vossa proteção pelos caminhos da história, e abençoai nossa Igreja com vossa proteção materna.

Amém

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Diocesano de Santos

 

Oração do Centenário da Diocese de Santos

Nós vos damos graças, Senhor!
“Vosso nome é admirável em toda a terra”! (Sl 8,2).

Quando contemplamos a obra de vossas mãos, reconhecemos vossa grandeza de amor e de misericórdia. Contemplamos a obra de vossas mãos nos 100 anos de história e missão da Diocese de Santos! Nem sempre correspondemos ao vosso grande amor. Por isso, pedimos perdão por nossos pecados e infidelida- des. Fazei-nos dóceis, Senhor, ao vosso santo Espírito, para reconhecermos vos- sos caminhos nestes novos tempos, e sermos uma Igreja fiel e comprometida com vosso Reino de amor e justiça. Ressoem novamente em nossos ouvidos o vosso mandato missionário: “lançai a rede” (Jo 21,6). Nossa Senhora do Rosário, a querida mãe que nos destes, seja sempre acolhida em nossa casa, e acompanhe a Igreja nos caminhos da missão, para dizermos sempre “sim” à vossa vontade. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Diocesano de Santos

Hino a Nossa Senhora do Monte Serrat

1. Nossa Senhora do Monte. Que estais no monte a rezar. Pedi por nós, vossos filhos, que não vos cessam de amar. Aos vossos pés suplicando, erguemos a humilde voz. Nossa Senhora do Monte, rogai a Jesus por nós.

2. A vossa ermida tão clara, qual uma hóstia de luz. Recorda a vossa presença, celeste Mãe de Jesus.

3. Nas horas mansas e boas, nas horas tristes e más. Mandai-nos vosso sorriso e as vossas bênçãos de paz.