3° Dia – 01/09

Submitted by gerente on sex, 07/08/2020 - 04:42

Animador: Queridos irmãos e irmãs, neste sétimo dia da novena queremos con- templar o rosto de Cristo e dele aprender a viver com dignidade nossa vocação: ser família de Deus, desde o nosso batismo, ser assim cristãos, ser Igreja. O mesmo Jesus que um dia acalmou o vento e o mar pode abrandar o nosso coração, neste encontro de irmãos. Por isso nós o adoramos como Filho de Deus. Maria é a mulher do povo, apaixonada pelos outros, é portadora, juntamente com as mulheres da primeira hora da Igreja, de uma nova esperança
e de um novo modo de ser mulher. Durante a sua vida se apresenta como a mulher que está sempre a caminho.

Todos: Ó Maria, bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus!
Invocações a Maria

Animador: Elevemos a Maria os nossos louvores:

Leitor: Ave, estrela da Nova Evangelização,
o Senhor te fez aparecer como luz dos povos.

Todos: Tu, que nos conduzes a Jesus, toda cheia de graça e de luz, guia nossos passos nos caminhos de uma nova humanidade.

Leitor: Mãe, que despertas o nosso coração filial, mãe, cujo carisma cria a fraternidade entre nós e os povos; mãe, que imploras para a Igreja o Espírito vivificador, mãe, ponto de união entre o céu e a terra. Todos: Tu, fiel e forte, junto à cruz, te abriste a uma acolhida universal, vela por nossos trabalhos apostólicos, grupos, movimentos, escolas e famílias. Faze da família verdadeira Igreja doméstica.

Leitor: Virgem, imaculada desde a concepção, Virgem assunta ao céu em corpo e alma, em que a criação começa a participar da ressurreição de Cristo, Rainha e mãe de todos os povos e raças, mulher do Apocalipse, símbolo da Igreja. Todos: Tu, que impulsionas a união dos homens e dos povos, tu que
vives gloriosa no céu e atuas na terra, faze que tenhamos vida em abundância e cheguemos todos à humanidade de Cristo.

Dirigente: Deus de inumeráveis misericórdias, concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de misericórdia que, experimentando vossa misericórdia na terra, mereçamos conseguir vossa glória no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ave Maria (Meditada)

Animador: Rezemos agora à Virgem Maria com a oração simples do povo: a Ave Maria, meditando o conteúdo das palavras e sua espiritualidade profunda. Todos: Ave Maria!

Leitor: Jovem pobre, simples, fiel e liberta, totalmente dedicada ao projeto de Deus, mulher forte, casta, humilde e corajosa; sempre atenta às necessidades dos outros, mãe de Jesus e dos que creem, pelas gerações sem fim; moradora da periferia do mundo, chamada a renovar a humanidade; exilada em terra es- tranha, por amor de Cristo, mãe das Dores, aceita em vista da libertação. Todos: Cheia de graça!

Leitor: Incorruptível e eterna, santa é tua pessoa, meiga e preciosa aos olhos de Deus; desprendida de tudo o que é passageiro e ilusório.

Todos: O Senhor é convosco!

Leitor: Maria, Senhora do silêncio e contemplação, criatura sem poder e sem voz, de coração sincero, que coloca em Deus toda confiança. Todos: Bendita és tu!

Leitor: Preferida de Deus e a Ele apegada, pensativa diante dos acontecimentos, teimosa diante das dificuldades, disponível a todo projeto de fraternidade. Todos: Entre as mulheres.

Leitor: De ontem, de hoje e de sempre. Todos: E bendito é o fruto de teu ventre.

Leitor: Acima de tudo e de todos, pela realidade divina e humana, pela sua vida do- ada e por tudo o que fez e ensinou. Obra maravilhosa do Espírito Santo e de sua fé. Todos: Jesus.

Leitor: O Filho eterno do Pai, feito um de nós, companheiro dos rejeitados, dos esquecidos e injustiçados, vencedor da morte e de todo mal, Senhor do universo e da história humana, nosso irmão e Salvador. Todos: Santa Maria!

Leitor: Serva do Senhor e modelo da fé da Igreja, cantora da gratuita ação do Espí- rito Santo, misericordiosa para com os fiéis, os humildes e os oprimidos; evangeliza- dora dos novos céus e da nova terra; testemunha insuperável da transcendência do Todo-Poderoso e da liberdade humana; padroeira querida do povo cristão, de todas as idades, de toda condição, de toda raça, de toda cor, de toda língua.

Todos: Mãe de Deus.

Leitor: E mãe dos homens regenerados pela adesão de vida ao Cristo Senhor e comprometidos com a causa do Reino. Incessantemente e com toda força e ternura de vosso amor ilimitado.

Todos: Rogai por nós pecadores.

Leitor: Vítimas da fraqueza, da ignorância, do egoísmo, da ganância, do fe- chamento em nós mesmos, ‘contra’, ou ‘prescindindo’ do outro, e na realidade material: esquecidos de Deus e dos anseios profundos de nossa consciência. Enquanto decidimos sobre nossa vida, escolhemos o nosso futuro, organizamos nossa convivência familiar, comunitária e social.

Todos: Agora e na hora de nossa morte.

Leitor: Quando, colhendo os frutos de nossa peregrinação na terra, estaremos presentes para encontrar o Senhor da vida e de nosso destino eterno.

Todos: Amém.

Incensação da Imagem de Nossa Senhora

Animador: Reconhecemos Nossa Senhora como a Mãe de Deus e nossa também. Nós pedimos a Ela que rogue a Jesus por nós. Que suba até aos céus os nossos pedidos e intenções. Enquanto isto, rezemos juntos a Nossa Senhora, pedindo por sua intercessão uma graça especial.

Oração a Nossa Senhora do Monte Serrat

Querida mãe, Nossa Senhora do Monte Serrat.

Neste ano centenário da Diocese de Santos, aprendemos com a Senhora a reco- nhecer a obra de Deus em nossa vida, e manifestar a gratidão que trazemos em nosso coração. Convosco dizemos: “A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois ele olhou para a pequenez de sua serva”. Convosco reconhecemos que “o poderoso fez maravilhas e seu amor continua de geração em geração”. Porque vos amamos, Mãe querida, vamos continuar fazendo tudo o que Jesus manda, e, todos os dias, “lançar a rede” no- vamente, pois a missão continua. Obrigado, Mãe, porque nos acompanhais com vossa proteção pelos caminhos da história, e abençoai nossa Igreja com vossa proteção materna.

Amém

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Diocesano de Santos

 

Oração do Centenário da Diocese de Santos

Nós vos damos graças, Senhor!
“Vosso nome é admirável em toda a terra”! (Sl 8,2).

Quando contemplamos a obra de vossas mãos, reconhecemos vossa grandeza de amor e de misericórdia. Contemplamos a obra de vossas mãos nos 100 anos de história e missão da Diocese de Santos! Nem sempre correspondemos ao vosso grande amor. Por isso, pedimos perdão por nossos pecados e infidelida- des. Fazei-nos dóceis, Senhor, ao vosso santo Espírito, para reconhecermos vos- sos caminhos nestes novos tempos, e sermos uma Igreja fiel e comprometida com vosso Reino de amor e justiça. Ressoem novamente em nossos ouvidos o vosso mandato missionário: “lançai a rede” (Jo 21,6). Nossa Senhora do Rosário, a querida mãe que nos destes, seja sempre acolhida em nossa casa, e acompanhe a Igreja nos caminhos da missão, para dizermos sempre “sim” à vossa vontade. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Diocesano de Santos

Hino a Nossa Senhora do Monte Serrat

1. Nossa Senhora do Monte. Que estais no monte a rezar. Pedi por nós, vossos filhos, que não vos cessam de amar. Aos vossos pés suplicando, erguemos a humilde voz. Nossa Senhora do Monte, rogai a Jesus por nós.

2. A vossa ermida tão clara, qual uma hóstia de luz. Recorda a vossa presença, celeste Mãe de Jesus.

3. Nas horas mansas e boas, nas horas tristes e más. Mandai-nos vosso sorriso e as vossas bênçãos de paz.