4° Dia - 02/09

Submitted by gerente on sex, 07/08/2020 - 04:42

Nossa Senhora, mãe e modelo das famílias

Animador: Queridos irmãos e irmãs, nos reunimos, em nome de Deus, para celebrar o sexto dia da novena em louvor a nossa Padroeira e nossa mãe, Maria, a Virgem do Monte Serrat. Hoje queremos que Maria nos ajude a olhar e a refletir sobre as nossas famílias, que no dizer de São João Paulo II, a família e o matrimônio constituem um dos bens mais preciosos da humanidade. Todos sabemos e concordamos com esta afirmação, pois a família é como um porto seguro onde as pessoas se sentem am- paradas. A família devia ser como um laboratório do amor, onde as pessoas vivem os valores evangélicos. Estamos reunidos para pedir que a família, seja de fato este bem precioso e que os seus membros possam viver os valores que Jesus ensinou.
Invocações a Maria

Animador: No documento de Puebla, encontramos 22 artigos dedicados a Maria. Nas invocações de hoje, vamos tomar conhecimento de algumas considerações do Documento referentes a Maria.

Leitor: Santa Maria, mãe de Deus, mãe do Cristo, nosso Libertador, mãe da Igreja. Todos: Mãe de todos os povos da América Latina, sinal do rosto materno de Deus, presença feminina e maternal na Igreja.

Leitor: Virgem do silêncio, da adoração e da contemplação, perfeita discípula, aberta á Palavra e dócil ao Senhor, espelho de fé, como dom, abertura, resposta e fidelidade, realização mais alta do evangelho.

Todos: Tu, que és nossa intercessora ante o Senhor da história, leva-nos à conversão total a Jesus Cristo.

Leitor: Mulher pobre, serva do Senhor, Virgem mãe, toda
de Cristo e com Ele, toda servidora dos homens.

Todos: Mulher forte, duramente provada pelo sofrimento e pelas perseguições, mulher anunciadora da presença de Jesus.

Leitor: Mãe associada a Cristo na obra da Redenção. Fiel companheira do Senhor em todos os caminhos, nova Eva junto ao Novo Adão, fiel à Palavra até o martírio do Calvário. Todos: Tu, cujo Magnificat proclama que Deus tem muito a ver com a justiça para com os pobres, leva-nos à verdadeira opção preferencial por eles, em vista da sua integral libertação.

Leitor: Pedagoga do Evangelho, mãe que serve aos homens abrindo-os ao Evangelho, mãe que nos convida a fazermos ‘o que Ele nos disser’; mãe educadora da nossa fé e modelo perfeito dos cristãos. Todos: Ó Senhora do Amor, rogai a Deus por nós!

Leitor: Mãe de fortaleza, que te associaste à cruz de Cristo, como à única árvore da vida, abre-nos para a comunhão e a participação com Deus e com os homens. Todos: Tu, que educas os jovens para ser Igreja e educas as famílias
para o verdadeiro amor, sê nossa mestra de vida, enche com
tua materna presença a nossa existência.

Dirigente: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, co- nhecendo, pela mensagem do Anjo, a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição, pela intercessão da Virgem Maria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Incensação da Imagem de Nossa Senhora

Animador: Reconhecemos Nossa Senhora como a Mãe de Deus e nossa tam- bém. Nós pedimos a Ela que rogue a Jesus por nós. Que suba até aos céus os nossos pedidos e intenções. Enquanto isto, rezemos juntos a Nossa Senhora, pedindo por sua intercessão uma graça especial.

Oração a Nossa Senhora do Monte Serrat

Querida mãe, Nossa Senhora do Monte Serrat.

Neste ano centenário da Diocese de Santos, aprendemos com a Senhora a reco- nhecer a obra de Deus em nossa vida, e manifestar a gratidão que trazemos em nosso coração. Convosco dizemos: “A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois ele olhou para a pequenez de sua serva”. Convosco reconhecemos que “o poderoso fez maravilhas e seu amor continua de geração em geração”. Porque vos amamos, Mãe querida, vamos continuar fazendo tudo o que Jesus manda, e, todos os dias, “lançar a rede” no- vamente, pois a missão continua. Obrigado, Mãe, porque nos acompanhais com vossa proteção pelos caminhos da história, e abençoai nossa Igreja com vossa proteção materna.

Amém

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Diocesano de Santos

 

Oração do Centenário da Diocese de Santos

Nós vos damos graças, Senhor!
“Vosso nome é admirável em toda a terra”! (Sl 8,2).

Quando contemplamos a obra de vossas mãos, reconhecemos vossa grandeza de amor e de misericórdia. Contemplamos a obra de vossas mãos nos 100 anos de história e missão da Diocese de Santos! Nem sempre correspondemos ao vosso grande amor. Por isso, pedimos perdão por nossos pecados e infidelida- des. Fazei-nos dóceis, Senhor, ao vosso santo Espírito, para reconhecermos vos- sos caminhos nestes novos tempos, e sermos uma Igreja fiel e comprometida com vosso Reino de amor e justiça. Ressoem novamente em nossos ouvidos o vosso mandato missionário: “lançai a rede” (Jo 21,6). Nossa Senhora do Rosário, a querida mãe que nos destes, seja sempre acolhida em nossa casa, e acompanhe a Igreja nos caminhos da missão, para dizermos sempre “sim” à vossa vontade. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Diocesano de Santos

Hino a Nossa Senhora do Monte Serrat

1. Nossa Senhora do Monte. Que estais no monte a rezar. Pedi por nós, vossos filhos, que não vos cessam de amar. Aos vossos pés suplicando, erguemos a humilde voz. Nossa Senhora do Monte, rogai a Jesus por nós.

2. A vossa ermida tão clara, qual uma hóstia de luz. Recorda a vossa presença, celeste Mãe de Jesus.

3. Nas horas mansas e boas, nas horas tristes e más. Mandai-nos vosso sorriso e as vossas bênçãos de paz.