5° Dia – 03/09

Submitted by gerente on sex, 07/08/2020 - 04:43

Nossa Senhora, fiel ao Projeto de Deus
 

Animador: Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos. Em nosso quinto dia da novena, queremos olhar para Maria, aquela que foi sempre fiel ao projeto de Deus. Com seu jeito humilde e bondoso nos ensina a descobrir, no dia-a-dia, a vontade de Deus sobre nós e a nos relacionarmos com simplicidade, valorizan- do o outro e afirmando seus dons particulares. Maria, é o nosso exemplo no se- guimento de Cristo. Aprendamos dela como deixar amadurecer nossa fé e amor, gastando a nossa vida para que o Reino de Deus aconteça ao nosso redor. Todos: Maria, mãe cheia de fé, cumpridora da Palavra de Deus: Ensina-nos a vivê-la como tu a viveste.
Invocações a Maria

Animador: Como invocação, rezaremos e comentaremos aquela bela oração, que normalmente é rezada três vezes ao dia: a saudação do anjo a Maria - anúncio, resposta e cumprimento.

Leitor: O Anjo do Senhor anunciou a Maria. Todos: E ela concebeu do Espírito Santo.

Leitor: O Anjo anuncia a Maria. O anúncio é um convite à alegria. Todos: Alegra-te ó cheia de graça, o Senhor é contigo.

Leitor: O mensageiro naquele momento convidou Maria a associar-se aos sonhos e esperanças mais profundos da humanidade. Todos: Através do Anjo, o Pai bate à porta da humanidade. Aceitar traz suas consequências. Maria não recusou e aceitou a saudação, e logo abriu a porta do seu coração.

Leitor: Maria é convidada a alegrar-se por dois motivos: primeiro porque ‘encontraste graça diante de Deus’; o segundo, ‘porque o Senhor está contigo’! Todos: Maria é cheia de graça, porque a graça de Deus que é o Espírito Santo veio sobre ela e a cobriu com sua sombra.

Leitor: Maria compreende que Deus quer realizar por intermédio dela, uma maternidade maravilhosa. Todos: Mas sua atitude disponível e responsável
a leva a perguntar como Deus realizará seu plano.

Leitor: Sua pergunta, porém, não tem a intenção de desviar os planos de Deus. Todos: E o Anjo lhe responde, que o Espírito Santo descerá sobre ela.

Leitor: Então, Maria disse...

Todos: ‘Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra’.

Leitor: A atitude lúcida de Maria em seu encontro com o mistério de Deus chega ao seu ponto culminante quando aceita a sua vocação e manifesta a vontade de que se cumpra o que o Senhor anunciou. Todos: Maria em sua resposta se autodefine a “Serva do Senhor”.

Leitor: De Maria passamos a Jesus, ambos são portadores permanentes do Espírito Santo. Maria permite com seu Sim que o plano de Deus, tome forma. Todos: E o Verbo se fez carne! E habitou entre nós!

Animador: Maria, a partir deste momento é chamada
a assumir um destino de sofrimento.

Todos: Aceitar ser a mãe do Salvador e pôr-se em seu seguimento, não é compreensível, sem ‘tomar a própria cruz’. Maria compartilha docilmente este destino do Filho e pronunciará o seu Sim a cada dia.

Dirigente: Ó Deus, que constituístes a Mãe de vosso Filho querido, Mãe e auxílio do Povo Cristão, nós vos rogamos, que vivamos sob a sua proteção e a Igreja se alegre em vossa paz perpétua. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Incensação da Imagem de Nossa Senhora

Animador: Reconhecemos Nossa Senhora como a Mãe de Deus e nossa também. Nós pedimos a Ela que rogue a Jesus por nós. Que suba até aos céus os nossos pedidos e intenções. Enquanto isto, rezemos juntos a Nossa Senhora, pedindo por sua intercessão uma graça especial.-

 

Oração a Nossa Senhora do Monte Serrat

Querida mãe, Nossa Senhora do Monte Serrat.

Neste ano centenário da Diocese de Santos, aprendemos com a Senhora a reco- nhecer a obra de Deus em nossa vida, e manifestar a gratidão que trazemos em nosso coração. Convosco dizemos: “A minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois ele olhou para a pequenez de sua serva”. Convosco reconhecemos que “o poderoso fez maravilhas e seu amor continua de geração em geração”. Porque vos amamos, Mãe querida, vamos continuar fazendo tudo o que Jesus manda, e, todos os dias, “lançar a rede” no- vamente, pois a missão continua. Obrigado, Mãe, porque nos acompanhais com vossa proteção pelos caminhos da história, e abençoai nossa Igreja com vossa proteção materna.

Amém

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Diocesano de Santos

 

Oração do Centenário da Diocese de Santos

Nós vos damos graças, Senhor!
“Vosso nome é admirável em toda a terra”! (Sl 8,2).

Quando contemplamos a obra de vossas mãos, reconhecemos vossa grandeza de amor e de misericórdia. Contemplamos a obra de vossas mãos nos 100 anos de história e missão da Diocese de Santos! Nem sempre correspondemos ao vosso grande amor. Por isso, pedimos perdão por nossos pecados e infidelida- des. Fazei-nos dóceis, Senhor, ao vosso santo Espírito, para reconhecermos vos- sos caminhos nestes novos tempos, e sermos uma Igreja fiel e comprometida com vosso Reino de amor e justiça. Ressoem novamente em nossos ouvidos o vosso mandato missionário: “lançai a rede” (Jo 21,6). Nossa Senhora do Rosário, a querida mãe que nos destes, seja sempre acolhida em nossa casa, e acompanhe a Igreja nos caminhos da missão, para dizermos sempre “sim” à vossa vontade. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Diocesano de Santos

Hino a Nossa Senhora do Monte Serrat

1. Nossa Senhora do Monte. Que estais no monte a rezar. Pedi por nós, vossos filhos, que não vos cessam de amar. Aos vossos pés suplicando, erguemos a humilde voz. Nossa Senhora do Monte, rogai a Jesus por nós.

2. A vossa ermida tão clara, qual uma hóstia de luz. Recorda a vossa presença, celeste Mãe de Jesus.

3. Nas horas mansas e boas, nas horas tristes e más. Mandai-nos vosso sorriso e as vossas bênçãos de paz.